quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Qual é a alma do negócio ?

Se a propaganda é a alma do negócio...
... Então eu vos pergunto:  Que espírito mal assombrado está presente nos tablóides distribuídos nos  PDV (Pontos de Venda)?
Gente , começo a postagem dessa semana refletindo sobre a responsabilidade incrível que a afirmação “A Propaganda é a alma do negócio” revela ,sobretudo para os setores de criação & marketing. Depositar  os créditos de um negócio bem sucedido a uma comunicação adequada, é bastante justo. Porém a comunicação bem executada não é único pressuposto para se elaborar os fatores críticos para o sucesso de um empreendimento. E que o digam os TABLÓIDES ( encartes) sobretudo os de supermercado.
Bem produzidos, ilustrados e cheio de cores lá estão eles -os TABLÓIDES ! Eles funcionam para propagar o nome da loja, sua localização e principalmente anunciar produtos que estão em oferta durante determinado período.
Os  espaços nesses encartes são disputados pelas mais diferentes empresas que fornecem produtos para dadas redes de lojas. Anunciá-los tem um custo e os fornecedores precisam está dispostos a  inve$tir recursos para estampar essas páginas  de acordo com o espaço que pretendem ocupar no veículo de comunicação.
Com uma distribuição multi-facetada  que inclui : malas diretas, entregas em semáforos e em portarias de prédios, recheio entre um caderno e outro de jornais de grande circulação ou mesmo nos próprios pontos de venda, os tablóides funcionam como uma atrativa isca ao consumo.
E onde está o mau assombro nisso? Muitos já podem está se questionando....Bom  se você freqüenta supermercados, home centers , lojas de uma maneira geral , quero dizer que qualquer semelhança que esse relato possa possuir com alguma história de vocês NÃO é mera coincidência ...  Prontos? Vamos lá:
1)      Receber o tablóide;
2)      Folheá-lo e realizar sua leitura;
3)      Se interessar por um ou mais produtos anunciados;
4)      Ir até o supermercado ou loja onde o produto foi anunciado;
5)      Dirigir-se até a seção / departamento da loja;
6)      Procurar a gôndola em que fica a oferta;
7)      Não detectar o produto ou sequer rastrear qualquer vestígio do produto naquela prateleira;
8)      Constatar  através do funcionário da loja que o produto não está disponível.
Recentemente fui vítima de uma situação dessas ...das 3 ofertas que me interessavam  no encarte, 2 não estavam disponíveis na loja. Possíveis questionamentos que cabem a situação:
Azar ou estoques que acabaram cedo demais?  Não
Má Fé: propaganda Enganosa?  Pouco provável.
Problemas Logísticos?  Bingo ! Acertou na mosca quem disse sim ! Foi o que humildemente me confirmou o gerente da loja ( por razões óbvias não irei identifica-lo)...
Confesso que me surpreende que uma multinacional do ramo do varejo, em plena era da informação possa tropeçar nas suas operações logísticas. Vale frisar que nesse deslize ela  carrega consigo: o fornecedor que investiu alto para divulgar seu produto, a equipe da criação e do marketing envolvido na elaboração da mídia que inevitavelmente não alcançará seu objetivo (alavancar vendas) e por último e talvez o  mais importante a frustração do consumidor que não efetuou suas compras, cujo custo é de dificil mensuração.
Com esses deslizes, algumas lojas começam a colocar em cheque a credibilidade de seus anúncios. E se a propaganda for mesmo a alma do negócio, nesses casos, muito cuidado!!! porque você pode estar lidando com uma alma “penada”. Fruto de uma união mal sucedida entre a logística, o marketing e todos seus subsistemas.
Obrigada pela sua companhia em mais essa postagem, uma ótima semana !!! Até o próximo post !

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Comportamento : Especial para o dia do administrador


Quando um colaborador de uma empresa emite uma opinião polêmica, acaba expondo a organização que trabalha de alguma forma.Já faz algum tempo que eu penso em escrever algo relacionando o ambiente corporativo e os preconceitos  que margeiam esse meio.

Nessa semana, fiquei sabendo por meio de uma amiga no facebook, que o ator Rodrigo Lombardi emitiu uma declaração no mínimo infeliz. Bastante discutido nas redes sociais, segue abaixo para quem não assistiu ao programa,o vídeo do youtube com o trecho da declaração que o ator realizou no último domingo:


Entendo o comentário do vídeo exibido  como fruto de uma herança cultural bastante arraigada. Onde não acredito que será a primeira, nem infelizmente a última vez que iremos nos deparar  a equiparação do   belo  através de questionáveis  traços “ germânicos”. Porém esse fato me despertou a seguinte reflexão : o quanto que um comportamento  preconceituoso de um colaborador pode repercutir na vida de uma organização?  E será que todas as empresas possuem normas, procedimentos e políticas de RH capazes de driblar ou pelo menos minimizar os impactos que determinados comportamentos de colaboradores poderão ocasionar?

Não é novidade a política que algumas empresas programaram após  sérios problemas com mensagens vinculadas via e-mail corporativo. Boa parte das empresas coloca no rodapé de seu correio eletrônico, atualmente, uma mensagem se eximindo da responsabilidade do conteúdo descrito no e-mail enviado por seus funcionários.

Hoje em dia,  com a explosão das redes sociais, algumas corporações já emitiram documentos solicitando que seus empregados não vinculem em suas redes a empresa que trabalha. Tendo em vista a preservação da marca e da antecipação aos possíveis prejuízos de uma má utilização da rede e da  sua inevitável associação com a empresa com a qual o indivíduo trabalha.

Pontos mais antigos, porém não menos  relevantes se referem a por exemplo fardamentos da empresa utilizados por seus funcionários após horário de expediente em variados ambientes ( faculdades, shoppings, conduções, etc) fardado a conduta positiva ou negativa dele não mais será anônima . O fato em resumo é que um colaborador tanto pode exaltar como prejudicar  por meio de sua conduta a empresa que trabalha. Seja através de um grande veículo de massa ou simplesmente na comunidade onde mora.

   Mas lidar com comportamentos polêmicos ou preconceituosos não é dádiva restrita apenas aos empresários e executivos de RH das empresas. É também cotidiano de muitos trabalhadores que de algum modo já foram atingidos pelo bullying  corporativo.

                O bullying corporativo é exercido silenciosamente boa parte das vezes, porém não é preciso muito tato para perceber quando em uma seleção determinada etnia, estereótipo físico ou credo é determinante para a contratação de um profissional. Não são raras as empresas que exercem suas preferências  referenciando a perfeição, o belo com os mesmos atributos que no início dessa postagem o ator Rodrigo Lombardi utilizou para elogiar um negro.

                Não sei ao certo mensurar até que ponto a gestão pode afetar a cultura de um povo. Mas está claro como a cultura de um povo pode afetar uma gestão. No dia em que comemora-se o dia do ADMINISTRADOR DE EMPRESAS eu convido a todos administradores de formação e a todos administradores por exercício do ofício a revisar e refletir qual a cultura que se pauta nosso comportamento e gestão dentro dos organismos empresariais aos quais pertencemos.

                  Aos meus queridos colegas, estudantes e profissionais da área - Parabéns por nosso dia !!!!!.. À todos que acompanham esse espaço  meu abraço carinhoso ! Até a próxima semana ...