sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bullying: só foi uma brincadeira ...




Após um ano sem escrever aqui no blog,  muitos amigos podem ficar decepcionados com o tema que escolhi tratar em meu retorno. Afinal BULLYING é um tema já tão debatido e mostrado na mídia que pouca gente acredita que ele possa ser tratado de forma que venha acrescentar algo nessa discussão. E sabe de uma coisa ? eu concordo .  É por esse motivo que a abordagem nesse post refere-se ao seguinte questionamento : Por que  tanta gente bem informada continua praticando o bullying se utilizando da velha frase : “só foi uma brincadeira”.

Não é novidade escutar relatos que convirjam para fatos dentro das corporações que possa facilmente se configurar em bullying. Nesses casos, o narrador  quase sempre expõe a vítima como culpada, por que afinal de contas ela fundamenta os argumentos da brincadeira através de seus característicos ou atributos. Ou o narrador expõe que todos ( inclusive gestores) realizam a brincadeira e  que aquela pessoa não se importa, leva a situação na chamada “ esportiva”.

Atualmente não são raros os casos onde “ brincadeiras “ viram casos  de saúde pública e vem ganhando volume na justiça do trabalho. Em minha percepção o motivo de tudo isso advém da dificuldade em transformar teoria em análise crítica. É fácil receber a informação como um conteúdo que  circula do lado de fora da nossa vida cotidiana nas empresas. A visão em geral é que aqueles que praticam esse tipo de ação são pessoas sem acesso a informação, cultura, formação, educação, isto é, o oposto do que somos ou pelo menos GOSTARÍAMOS que fôssemos.

Em contrapartida as estatísticas de casos de bullying no ambiente corporativo só crescem. E com isso fica bastante perceptível  a miopia  dos nossos gestores quando o assunto é  associar a teoria com a prática. Sobretudo quando se faz necessário realizar a quebra de um paradigma, como é o caso das gerações mais antigas presente nas empresas como são os casos  dos baby boomers e da geração X, isso por que  tratamos de um  comportamento humano outrora praticado sem nenhum dolo ou censura. E com essa geração  muitas vezes presenciamos o  evento em que o hábito  transgredi a informação conhecida.

Finalizando esse texto de hoje, gostaria de deixar bem explícita a minha opinião: Gente, eu não estou fincado a bandeira da rigidez nos ambientes de trabalho. Afinal de contas Humor e Bullying são coisas diferentes. Acredito que gestores devam ser elementos amadurecidos na  condução de suas equipes para um local que garanta profissionalismo e  sustentabilidade dos organismos empresariais – E sei que ainda temos muito trabalho quanto a isso. Eu estou disposta a arregaçar as mangas para mais esse desafio e você ? 

Uma boa semana, até o próximo encontro !
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário