quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Organização e Empresa – Sinônimos no discurso, mas e na prática?

               Não é difícil encontrar em vários textos seja da literatura acadêmica , seja nos veículos de informação o sinônimo organização, usado para substituir a  palavra empresa . Observando esse uso contínuo  e a  natural substituição entre as palavras, fiz uma pequena reflexão sobre o que entendo por organização. Para auxiliar nessa resposta busquei pensar quais são os  pressupostos para qualificar algo como O-R-G-A-N-I-Z-A-D-O.
                A partir daí tracei uma pequena trama entre os pressupostos obtidos nessa reflexão e quais exemplos de ORGANIZAÇÃO me vieram a mente. Não precisei ir muito longe e pude observar na própria natureza exemplos interessantes de organizações, te convido a olhar o exemplo que encontrei na imagem abaixo:
               
                Bom pra quem não conseguiu identificar a foto, trata-se de uma colméia. Alguém dúvida que ela é um excelente exemplo de organização? Quem respondeu sim  ou não entendeu minha analogia entre ela e ao termo organização, uma breve explicação: a sua localização costuma ser estratégica com vistas a se livrar dos predadores naturais, nela todos conhecem seus papéis (responsabilidades e deveres), ainda é possível  se afirmar que nela existe uma clara definição de hierarquia ( destacando o nível mais elevado conferido a abelha rainha), por último pode-se destacar que seus  objetivos na produção são claros ( desde a coleta do pólen nas flores até a produção do mel).
                Se trouxermos o conceito de organização, tal qual a colméia se qualificou por meio de seus pressupostos para as empresas, será que continuaremos utilizando essa sinonímia? Caros leitores, estimo que suas empresas tenham a beleza da organização encontrada nesse singelo exemplo. Caso as evidências estejam ainda por demais afastadas entre sua EMPRESA e o conceito de organização, que a colméia sirva como um pequeno instrumento de inspiração.
               Com esse post, espero solidificar meu retorno ao blog , obrigada pela paciência e espera de todos que acompanham esse cantinho... Um abraço , até o próximo post ( semana que vem, se Deus quiser).

3 comentários:

  1. Senti muita falta dessas postagens inteligentes.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que voltou a postar....adoro seus comentários, sempre precisos!!

    André V Nova

    ResponderExcluir
  3. Obrigada gente :)
    Ainda essa semana deverá vir novidade =)
    Beijos

    ResponderExcluir