quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Qual é a alma do negócio ?

Se a propaganda é a alma do negócio...
... Então eu vos pergunto:  Que espírito mal assombrado está presente nos tablóides distribuídos nos  PDV (Pontos de Venda)?
Gente , começo a postagem dessa semana refletindo sobre a responsabilidade incrível que a afirmação “A Propaganda é a alma do negócio” revela ,sobretudo para os setores de criação & marketing. Depositar  os créditos de um negócio bem sucedido a uma comunicação adequada, é bastante justo. Porém a comunicação bem executada não é único pressuposto para se elaborar os fatores críticos para o sucesso de um empreendimento. E que o digam os TABLÓIDES ( encartes) sobretudo os de supermercado.
Bem produzidos, ilustrados e cheio de cores lá estão eles -os TABLÓIDES ! Eles funcionam para propagar o nome da loja, sua localização e principalmente anunciar produtos que estão em oferta durante determinado período.
Os  espaços nesses encartes são disputados pelas mais diferentes empresas que fornecem produtos para dadas redes de lojas. Anunciá-los tem um custo e os fornecedores precisam está dispostos a  inve$tir recursos para estampar essas páginas  de acordo com o espaço que pretendem ocupar no veículo de comunicação.
Com uma distribuição multi-facetada  que inclui : malas diretas, entregas em semáforos e em portarias de prédios, recheio entre um caderno e outro de jornais de grande circulação ou mesmo nos próprios pontos de venda, os tablóides funcionam como uma atrativa isca ao consumo.
E onde está o mau assombro nisso? Muitos já podem está se questionando....Bom  se você freqüenta supermercados, home centers , lojas de uma maneira geral , quero dizer que qualquer semelhança que esse relato possa possuir com alguma história de vocês NÃO é mera coincidência ...  Prontos? Vamos lá:
1)      Receber o tablóide;
2)      Folheá-lo e realizar sua leitura;
3)      Se interessar por um ou mais produtos anunciados;
4)      Ir até o supermercado ou loja onde o produto foi anunciado;
5)      Dirigir-se até a seção / departamento da loja;
6)      Procurar a gôndola em que fica a oferta;
7)      Não detectar o produto ou sequer rastrear qualquer vestígio do produto naquela prateleira;
8)      Constatar  através do funcionário da loja que o produto não está disponível.
Recentemente fui vítima de uma situação dessas ...das 3 ofertas que me interessavam  no encarte, 2 não estavam disponíveis na loja. Possíveis questionamentos que cabem a situação:
Azar ou estoques que acabaram cedo demais?  Não
Má Fé: propaganda Enganosa?  Pouco provável.
Problemas Logísticos?  Bingo ! Acertou na mosca quem disse sim ! Foi o que humildemente me confirmou o gerente da loja ( por razões óbvias não irei identifica-lo)...
Confesso que me surpreende que uma multinacional do ramo do varejo, em plena era da informação possa tropeçar nas suas operações logísticas. Vale frisar que nesse deslize ela  carrega consigo: o fornecedor que investiu alto para divulgar seu produto, a equipe da criação e do marketing envolvido na elaboração da mídia que inevitavelmente não alcançará seu objetivo (alavancar vendas) e por último e talvez o  mais importante a frustração do consumidor que não efetuou suas compras, cujo custo é de dificil mensuração.
Com esses deslizes, algumas lojas começam a colocar em cheque a credibilidade de seus anúncios. E se a propaganda for mesmo a alma do negócio, nesses casos, muito cuidado!!! porque você pode estar lidando com uma alma “penada”. Fruto de uma união mal sucedida entre a logística, o marketing e todos seus subsistemas.
Obrigada pela sua companhia em mais essa postagem, uma ótima semana !!! Até o próximo post !

2 comentários:

  1. Hum..
    Na verdade, existe muitas falhas e muita coisa errada (as vezes, até propositalmente), no que envolve a publicidade e propaganda, além das estratégias de marketing.

    Nesse caso, realmente existiu investimento de todos os fornecedores para divulgar os seus produtos. No caso daquele produto que ficou faltando, se o fornecedor conseguiu identificar isso, irá pedir reembolso de alguma maneira, do que foi gasto para a veiculação no primeiro encarte. Ele não sairá no prejuízo, mesmo porque, ele sabe que o prejuízo foi bem maior do que a simples verba que ele gastou no anúncio.

    Além da insatisfação do cliente, o outro problema é que, quando você anuncia o seu produto e não tem como entregá-lo para aqueles que se interessaram pelo anúncio, você acaba abrindo espaço para a concorrência.

    As vezes, a pessoa nem precisava tanto de um tal produto ou nunca tinha atentado que, determinados produtos, são de fato, diferentes, que precisam ser observados algumas questões. Na hora que a marca que provocou esse interesse, não entregou o seu produto, fez com que o consumidor percebesse essa característica em outro produto.

    Acaba que o consumidor faz uma compra experimental, para saber se o outro produto que estava disponível é bom, e nunca mais volta para a marca antiga, a marca que fez o anúncio.


    beijo linda ;*

    nsebio

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  2. Excelente sua contribuição para a postagem.
    Muito obrigada Fabinho, acho que vou na próxima postagem sobre Marketing te consultar antes.
    Um beijão para vc.

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