terça-feira, 4 de outubro de 2011

ALERTA: CUPIDO EM TERRITÓRIO CORPORATIVO !!!!

               

            Já até perdi as contas da quantidade de casais formados por famosos que após estrelar um filme, novela, acabam transportando para sua vida pessoal um relacionamento a dois. Quem imaginou que essa realidade é uma particularidade das celebridades, está bem enganado. Você sabia que entre 10 colegas de trabalho, 4 estão vivenciando uma relação amorosa?
 Quem revela  é a sexóloga e pesquisadora Shere Hite,  de acordo com sua pesquisa 42% das pessoas se envolvem com colegas de trabalho. As razões para um número tão expressivo, é relativamente fácil de deduzir. As longas jornadas de trabalho permitem um estendido período de convivência, uma vez que se passa mais tempo no trabalho que  em casa. Outro ponto importante de se ressaltar são as afinidades intelectuais em comum entre pessoas que participam do mesmo ramo de atividade.
Já que se apaixonar por uma pessoa no ambiente de trabalho é algo relativamente comum, o que vamos tratar é sobre a manutenção desses romances, uma vez  que o assunto   gera dúvidas e conflitos na cabeça de muitos.O que posso adiantar com tranqüilidade é que boa parte das empresas não possui políticas claras no tocante a relacionamento entre seus funcionários.  A ausência de regras tácitas e formais sobre o assunto , contribui para que muitos casais ocultem seus relacionamentos e desperta por outro lado a fantasia de que se esta burlando uma norma - enquanto na verdade, boa parte das vezes ela sequer existe.

Quanto maior o destaque do cargo que se ocupe na empresa  que se trabalha, maiores deverão ser os cuidados, sobretudo se o romance surgir entre um executivo e seu subordinado. Nesse caso toda precaução é válida para não surgir dúvidas com questões associadas a assédio, por exemplo. Fato é que por mais que se tente manter o sigilo,  inevitável  é escapar da língua e dos olhares dos colegas que estão ao redor.  Mas é possível minimizar as fofocas e a curiosidade alheia  fazendo uso do bom senso e discrição.
Independente se a empresa acata relacionamentos entre seus funcionários ou não, é importante cuidar em conhecer a pessoa  com a qual você está se relacionando. Afinal imagino que ninguém queira sentir-se exposto a  brigas públicas  ou cenas de ciúmes em pleno escritório. Sem contar em casos extremos de violência, motivados por razões passionais outrora divulgadas pela mídia nos últimos anos.
Para os apaixonados  uma boa notícia, em geral, as grandes empresas  tem permitido relacionamentos entre seus funcionários - SIM!. As restrições no entanto existem, e  diz respeito geralmente, à relação de hierarquia e subordinação direta estabelecida entre o casal, há organizações que estabelecem regras  que não permite que o casal divida suas funções em um mesmo setor, outras instituições zelam para que o fluxo de informações estratégicas da empresa não seja utilizado de maneira oportunista  pelo casal. De modo que não é algo engessado, é possível sim vários arranjos de acordo com a empresa. 
A recomendação é que se você estiver começando a se envolver com alguém do seu ambiente de trabalho, aguarde até que a relação dê sinais de amadurecimento antes de torná-la  pública. É também prudente  informar-se sobre a política da empresa em relação ao assunto e conversar com o seu gerente  ou se achar mais conveniente  procurar pelo departamento de Recursos Humanos da empresa para expor a situação.
 Ser ético, discreto e evitar fazer uso das comunicações internas tais como: e-mail  e telefone corporativo para comunicação pessoal e principalmente não trocar informações restritas do trabalho que possa comprometer a carreira de ambos é fundamental para uma relação duradoura e saudável.
E você faz parte da estatística relatada no início dessa postagem? Qual sua opinião sobre o assunto ?  Obrigada pela sua  companhia na leitura dessa postagem , um abraço e até o próximo post !  



3 comentários:

  1. Hehe..
    eu não faço parte dessa estatística.
    Particularmente, eu acho um tanto quanto ridículo, quando se trata de atores (em novelas, filmes e teatro). Só em fazer um par romântico em alguns meses, já vira motivo pra largar tudo que tem (quando se é casado) e ficar em "definitivo" com o outro ator. Onde está o profissionalismo? Então não era atuação, era real, tanto que se envolveu pessoalmente. Daí toda novela vai se apaixonar por uma nova pessoa? Quando se trata de um ambiente de trabalho "normal", sem entretenimento, acho tranquilo. Porque é o dia a dia, natural, que faz você ir se aproximando e se apaixonado pela outra pessoa. E não pelo fato de estar dando beijos de lingua e fazendo cenas de sexo, que fez com que você se atraísse pela outra pessoa. Pra mim, isso acaba sendo muito artificial.
    Mas no geral, acho que o casal tem que ter atenção nas atitudes em geral, levando em consideração os costumes da empresa, o que os outros colegas de trabalham acham daquilo e tudo mais. Principalmente quando se trata de um diretor de 60 anos e uma estagiária de 20 :P
    Relacionamento sim, mas sem forçar por favor.

    Beijo linda ;*

    nsebio

    ResponderExcluir
  2. Por incrível que pareça, nunca me envolvi com colega de trabalho, mas achei interessantíssimo esse número: 4 entre 10 colegas estão vivenciando uma relação amorosa! Uau. Vale salientar que muitas são extraconjugais... acho que cabe outro estudo aí... rsrsrsrs Parabéns pelo texto bem fundamentado, como sempre. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Sabe que ontem conversei com dois colegas de trabalho e o assunto foi justamente esse Ellen - boa parte dos envolvimentos nas empresas são por pessoas comprometidas. Pelos comentários deles e por essa sua boa lembrança, acho que o assunto ainda rende bastante... rs.
    Beijo p/ vcs :)

    ResponderExcluir