sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Comportamento : Especial para o dia do administrador


Quando um colaborador de uma empresa emite uma opinião polêmica, acaba expondo a organização que trabalha de alguma forma.Já faz algum tempo que eu penso em escrever algo relacionando o ambiente corporativo e os preconceitos  que margeiam esse meio.

Nessa semana, fiquei sabendo por meio de uma amiga no facebook, que o ator Rodrigo Lombardi emitiu uma declaração no mínimo infeliz. Bastante discutido nas redes sociais, segue abaixo para quem não assistiu ao programa,o vídeo do youtube com o trecho da declaração que o ator realizou no último domingo:


Entendo o comentário do vídeo exibido  como fruto de uma herança cultural bastante arraigada. Onde não acredito que será a primeira, nem infelizmente a última vez que iremos nos deparar  a equiparação do   belo  através de questionáveis  traços “ germânicos”. Porém esse fato me despertou a seguinte reflexão : o quanto que um comportamento  preconceituoso de um colaborador pode repercutir na vida de uma organização?  E será que todas as empresas possuem normas, procedimentos e políticas de RH capazes de driblar ou pelo menos minimizar os impactos que determinados comportamentos de colaboradores poderão ocasionar?

Não é novidade a política que algumas empresas programaram após  sérios problemas com mensagens vinculadas via e-mail corporativo. Boa parte das empresas coloca no rodapé de seu correio eletrônico, atualmente, uma mensagem se eximindo da responsabilidade do conteúdo descrito no e-mail enviado por seus funcionários.

Hoje em dia,  com a explosão das redes sociais, algumas corporações já emitiram documentos solicitando que seus empregados não vinculem em suas redes a empresa que trabalha. Tendo em vista a preservação da marca e da antecipação aos possíveis prejuízos de uma má utilização da rede e da  sua inevitável associação com a empresa com a qual o indivíduo trabalha.

Pontos mais antigos, porém não menos  relevantes se referem a por exemplo fardamentos da empresa utilizados por seus funcionários após horário de expediente em variados ambientes ( faculdades, shoppings, conduções, etc) fardado a conduta positiva ou negativa dele não mais será anônima . O fato em resumo é que um colaborador tanto pode exaltar como prejudicar  por meio de sua conduta a empresa que trabalha. Seja através de um grande veículo de massa ou simplesmente na comunidade onde mora.

   Mas lidar com comportamentos polêmicos ou preconceituosos não é dádiva restrita apenas aos empresários e executivos de RH das empresas. É também cotidiano de muitos trabalhadores que de algum modo já foram atingidos pelo bullying  corporativo.

                O bullying corporativo é exercido silenciosamente boa parte das vezes, porém não é preciso muito tato para perceber quando em uma seleção determinada etnia, estereótipo físico ou credo é determinante para a contratação de um profissional. Não são raras as empresas que exercem suas preferências  referenciando a perfeição, o belo com os mesmos atributos que no início dessa postagem o ator Rodrigo Lombardi utilizou para elogiar um negro.

                Não sei ao certo mensurar até que ponto a gestão pode afetar a cultura de um povo. Mas está claro como a cultura de um povo pode afetar uma gestão. No dia em que comemora-se o dia do ADMINISTRADOR DE EMPRESAS eu convido a todos administradores de formação e a todos administradores por exercício do ofício a revisar e refletir qual a cultura que se pauta nosso comportamento e gestão dentro dos organismos empresariais aos quais pertencemos.

                  Aos meus queridos colegas, estudantes e profissionais da área - Parabéns por nosso dia !!!!!.. À todos que acompanham esse espaço  meu abraço carinhoso ! Até a próxima semana ...

2 comentários:

  1. Isto é uma oportunidade única que temos para mudar esta postura mental que afeta uma grande fatia da sociedade em que vivemos, não apenas do nosso país, mas também do mundo. Precisamos como formadores de opinião que somos,buscar desenvolver formas, para dissolvermos ao máximo esta cultura duentia, que a cada dia nus transforma em um país mais preconseituoso, será que é esta a sociedade que queremos que os nossos filhos vivam???...

    ResponderExcluir
  2. Se deixarmos essa herança para nossos filhos , será esse sim o meio que eles irão crescer e criar a próxima e a próxima geração ... que melhores legados possam ser ofertados.

    ResponderExcluir