segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Comportamento

 Aquelas unhas coloridas ...
Está chegando a segunda feira... de volta a rotina de trabalho, a pergunta que não quer  calar é : o que fazer com o esmalte  hiper mega fashion que você usou para colorir suas unhas nesse último fim de semana?
A dúvida entre manter a herança de cores vibrantes ao longo da semana ou não, é um ponto de interrogação na cabeça de muitas profissionais do sexo feminino que foram contagiadas pela onda fashionista na ponta dos dedos.
Na ânsia de liquidar com essa dúvida , eu formulei a seguinte sentença: “ Será que dá para encarar uma reunião de negócios , uma entrevista de emprego ou mesmo atender seu cliente preferencial com cores tão vibrantes nas suas unhas? ”
Para responder esse questionamento , eu consultei alguns especialistas na área de gestão. Vamos conferir o que eles pensam a respeito disso?
Para Cassandra Silveira, da Start Promoções “ vale a pena avaliar a cultura da empresa. Uma vez que isso vai determinar como teu cliente interno vai te perceber. Igualmente  importante é considerar  a cultura do cliente externo. Penso que pode-se ter estilo, ser criativa na hora da produção, sem precisar chocar.”
Para o consultor e professor Ednaldo Alencar “é possível usar dessa produção, desde que a empresa trabalhe nessa linha. Existem empresas e existem empresas. Existem gestores e gestores. No entanto, muitas ainda são tradicionalistas. De modo que , na minha opinião eu NÃO recomendaria o visual.” Ele ainda lembra que “há outros pontos que precisam ser cuidados como roupas, brincos e até mesmo o nome que se utiliza no endereço de e-mail “.
O professor Artur George responde a questão afirmando não achar o visual condizente com o ambiente corporativo. “ Tais unhas devem ser pintadas para momentos descontraídos e não para momentos que necessitem de uma maior seriedade. Uma vez que elas quebram o protocolo de seriedade e podem acabar passando uma mensagem errada numa ocasião de trabalho”.
É bem verdade que apesar de cada entrevistado possuir uma opinião diferente, uma coisa é consenso -  vale a pena pesquisar e observar qual é a “ cara” da empresa que você atende, trabalha ou está se candidatando a trabalhar . Afinal de contas, todos sabemos que  a aparência não é tudo, mas ela ainda confere alguns pontinhos extras na apresentação pessoal - E então prontas para começar a segunda-feira com pontuação máxima ?
Um ótimo início de semana para todos vocês , até quarta feira !

2 comentários:

  1. Mônica : Parabéns pelo Post!
    Assuntos como esse são comuns no dia a dia das organizações. E as opiniões de profissionais, agrega muito à todos.
    Forte Abraço & Sucessoo!
    www.cassandrasilveira.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o post... Porém observei que foram coletadas mais opiniões masculinas e femininas... Lógico que é importante coletar opinião de gestores do sexo masculino. Mas, penso que os homens não tem tanta "autoridade" para falar sobre o assunto, pois não o vivenciam, a exemplo de V.Sa. prof. Artur George que sugere "nas entrelinhas" que as cores vibrantes/fashion sejam usadas só em momentos de lazer, ou seja, usemos uma cor no fim de semana, e outra durante a semana de trabalho, o que é impraticável para qualquer mulher ativa no mercado de trabalho. Acho extremista fazer a mulher optar em estar fashion e seguir as tendências da moda, e "estar apresentável/clássica para o trabalho. Por fim, ressalto que não estou emitindo opinião sobre se devemos ou não usar esmaltes "chamativos", mas tão somente atuando alguns aspectos do texto. No mais, parabéns pelo post. Att. Luanna França

    ResponderExcluir