domingo, 21 de novembro de 2010

Estratégias de consumo

Atuais embalagens de óleo em garrafas PET.

“O mundo não é mais o mesmo” . E  as embalagens dos produtos que você consome também não são mais as mesmas. Elas não só mudaram de design, de materiais, texturas e cores , como também  são hoje uma das principais vedetes quando o assunto é  alavancagem de consumo.
É bem verdade,  que o consumo é  proveniente de uma série associada de “n” estratégias.  Mas vamos iniciar essa série “As  estratégias de consumo”  comentando sobre o uso das embalagens como uma importante vantagem competitiva.
Do ponto de vista operacional, a embalagem tem uma função de facilitar a logística, proteger o produto de avarias - enfim - garantir sua preservação. Do ponto de vista visual , suas formas e cores , são essenciais para despertar a atenção do consumidor na hora de realizar sua escolha.
Mas esses motivos não são os únicos para explicar a influência da estratégia das embalagens no aumento do consumo de  produtos que são velhos conhecidos na mesa do brasileiro. Dúvida? Vamos ao rápido exemplo das antigas embalagens de óleo de cozinha , você recorda?
Antiga embalagem
do óleo de cozinha

  No passado, essas latas de óleo de cozinha  eram consumidas quando com muito cuidado, se realizava um pequeno “ furinho”  com a ponta da faca para poder fazer uso do seu conteúdo. 
Já as atuais embalagens, em geral, substituíram as latas pelas embalagens PET com seus exclusivos dosadores de fábrica. É bem mais prático, é verdade. Não é preciso mais se dá ao trabalho de fazer o “ furinho” com a ponta da faca para utilizar o produto. Porém observe que  a vazão do óleo por meio desse dosador é ,sem dúvida alguma, bem mais abundante que o velho furinho com a pontinha da faca outrora utilizado.
O que podemos observar é que nesse caso a maior praticidade ( dentre outras possíveis vantagens que a nova embalagem propiciou) também resultou no aumento do consumo.     De modo que além de todos os atributos já conhecidos como a segurança, a beleza, a preservação do produto - a estratégia da embalagem- vem em diversos segmentos  (alimentos, produtos cosméticos, produtos de higiene pessoal e limpeza, outros)  estimular o aumento do consumo por meio da disposição ou apresentação de seus produtos.
Bom , o assunto não pretende cessar-se aqui, ainda virão outros post’s falando sobre como as embalagens influenciam o consumo.  Até lá , espero que as estratégias utilizando o argumento  das  embalagens possam gerar boas reflexões. A propósito vocês  já pensaram que tipo de embalagens as empresas  podem criar para aumentar o valor agregado de  seus produtos  e torna-los ainda mais consumido ?  
Te aguardo na próxima postagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário