terça-feira, 30 de novembro de 2010

Você sabe produzir um bom currículo ?

 

Apesar da gama de informações disponíveis em sites especializados, ao fazer uma visitinha ao setor responsável pelo recrutamento e seleção de uma empresa especializada em terceirização de mão de obra, tomei conhecimento ( pra minha surpresa ) que ainda existe um vasto número de candidatos que enviam currículos fora dos padrões indicados.

De acordo com a psicóloga e gestora do departamento, Jecilene Walzertrudes da Start Promoções, os erros mais freqüentes diz respeito “ a falta de objetividade dos dados, omissão de informações fundamentais como: período que passou na empresa e as atividades desenvolvidas. Outra falha comum, é colocar no campo referências nome de pessoas que não possui uma ligação profissional com o candidato tais como: mãe, vizinhos e parentes em geral.”

É desnecessário incluir por exemplo a numeração de sua documentação, filiação,  assim como assinar o currículo no fim. Bastante conveniente, no entanto é você indicar sua pretensão salarial. Para tal, é importante ser conhecedor da faixa salarial do cargo que você deseja ocupar para não cometer gafes.

É possível também formular um novo currículo de acordo com o perfil da vaga pretendida. De modo que um mesmo candidato pode sim, preparar currículos diferenciados para cada empresa ou função que ele irá participar. Porém que fique muito claro, não será tolerado ocultar ou criar informações que não sejam verídicas.

Antes de finalizar esse post , coletei algumas dicas com a Jecilene, e deixo para vocês um passo a passo para elaborar ou incrementar ainda mais seu currículo. Dá só uma olhada:

Passo 1) Informe seus dados pessoais. Informações como: Nome completo, data de nascimento, endereço, telefone para contato, estado civil , quantidade de filhos, são importantes para traçar seu perfil inicial.

Passo 2) Esclareça seu objetivo. Para escrever um objetivo utilize verbos no infinitivo e terminologias adequadas ao cargo preterido. Quer um exemplo? Observe só:   “Desenvolver soluções de comunicação na área de Marketing empresarial”.

Passo 3)  Conte um pouco da sua Formação Escolar e dos Principais Cursos que você fez nos últimos tempos  - Sempre informando em primeiro plano  o grau de escolaridade mais avançado ou importante para o cargo. Mencione também a instituição e o ano de conclusão de cada formação. Caso ainda esteja em curso, informe seu período e a previsão de conclusão do curso.

Passo 4) Cite as três últimas experiências profissionais que você possui. Relate o nome da empresa, o mês e o ano que foi admitido e o mês e o ano do desligamento. Coloque na ordem cronológica da experiência, isto é, da mais recente até a mais antiga. Quem possui uma larga bagagem profissional, é válido que cite as três últimas experiências ou aquelas que são mais importantes. Faça um breve resumo de suas principais atribuições em cada empresa, a função que foi admitido e a função que foi desligado ( no caso de haver existido promoções durante o período de permanência na empresa).  Experiências em estágios, iniciações científicas, monitorias ou trabalhos voluntários também podem ser citados.

Passo 5) É opcional, mas se você possui referências profissionais a seu favor é hora de lançar mão delas!  Você pode utilizar como referência profissional aquele antigo supervisor, gerente, ou diretor das últimas empresas que você já trabalhou e podem atestar seu compromisso.

Passo 6) Por último, porém não menos importante ,é a revisão ortográfica do seu texto. Passar o corretor ortográfico do seu editor de textos ou mesmo pedir uma força para um amigo craque em língua portuguesa, pode ser o fim de uma etapa que abrirá um início de brilhantes oportunidades. Você duvida ? Até o próximo post !


2 comentários:

  1. Mônica, você é demais. Muito bom esse post. Parabéns!

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  2. Ainda bem que li este post, pois precisei atualizar meu currículo. E ainda tive consultoria com a blogueira, hehe!

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