domingo, 28 de novembro de 2010

Projeto OSM

Por trás da administração  de um evento  existe organização , sistemas e métodos. Foi o que vivenciou na última terça feira, os alunos do curso de administração do terceiro período de uma das instituições que leciono.
Divididos em equipes, cada uma delas representou um  departamento. Unidas, as atividades de cada setor convergiu para trama do  tecido empresarial  da organização fictícia criada por eles. O desafio lançado aos alunos, foi a criação de uma empresa organizada o suficiente , para apresentar no final do semestre um evento aberto a toda faculdade, onde nele deveriam apresentar-se talentos de qualquer natureza. Por decisão da turma, o projeto foi intitulado: Show de Talentos – incentivando a cultura nordestina através de novos talentos.
Durante a prévia organização do evento,  conceitos como: departamentalização, hierarquia, centralização, descentralização e delegação foram delineados conforme o estilo de gestão da equipe de gerentes que as equipes elegeram. Alguns elementos da estrutura formal do evento foram repassadas previamente aos estudantes, inevitável  foi o surgimento das estruturas informais que naturalmente foram desencadeadas semestre a fora.
Nesse laboratório foi possível simular o real dilema de muitas empresas no dia-a-dia, isto é, desenvolver o máximo resultado com o mínimo de recurso disponível. Outros conteúdos assimilados em classe foram cuidados na prática, como: uso de crachá de identificação, fardamento de toda equipe, estabelecimento de horário de início e término das atrações e o mais importante rotinas administrativas entre o fluxo de atrações do evento alinhadas  a infra-estrutura criada pelos diversos departamentos . Outro ponto relevante foi o layout adotado, que combinado com um arranjo físico cuidadoso proporcionou uma boa interação entre o público e os talentos que lá se apresentaram.
Gostaria de agradecer o apoio de todos que participaram, entre os talentos: Mauro e César , Mestre Uruda, Lázaro, Gerson Santos, Tárcio (Candeeiro), entre outros. Entre os que prestigiaram a atividade pedagógica destaco o apoio e incentivo dos colegas:  Profa Carminha, Prof.Jorge,  Profa Mônica Fabiana, Prof. Amaro, Prof. Bosco e o  Prof. Zé Rodolfo - a presença de vocês foi muito importante !!!
Por fim, meus parabéns ao terceiro período 2010.2 pelo entusiasmo, ousadia, empenho e profissionalismo na condução desse trabalho. Bom, já chega de “corujar” ... A seguir uma pequena amostra do que foi essa atividade:
 
Tela de apresentação do trabalho
 
Ao lado do aluno ( Tássio - Personagem: Candeeiro) o  apresentador do evento.

O cordelista Mauro Santos, apresentando sua literatura de cordel



O artesanato distribuido de cortesia durante o evento

A arte do mestre Uruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário