terça-feira, 30 de novembro de 2010

Você sabe produzir um bom currículo ?

 

Apesar da gama de informações disponíveis em sites especializados, ao fazer uma visitinha ao setor responsável pelo recrutamento e seleção de uma empresa especializada em terceirização de mão de obra, tomei conhecimento ( pra minha surpresa ) que ainda existe um vasto número de candidatos que enviam currículos fora dos padrões indicados.

De acordo com a psicóloga e gestora do departamento, Jecilene Walzertrudes da Start Promoções, os erros mais freqüentes diz respeito “ a falta de objetividade dos dados, omissão de informações fundamentais como: período que passou na empresa e as atividades desenvolvidas. Outra falha comum, é colocar no campo referências nome de pessoas que não possui uma ligação profissional com o candidato tais como: mãe, vizinhos e parentes em geral.”

É desnecessário incluir por exemplo a numeração de sua documentação, filiação,  assim como assinar o currículo no fim. Bastante conveniente, no entanto é você indicar sua pretensão salarial. Para tal, é importante ser conhecedor da faixa salarial do cargo que você deseja ocupar para não cometer gafes.

É possível também formular um novo currículo de acordo com o perfil da vaga pretendida. De modo que um mesmo candidato pode sim, preparar currículos diferenciados para cada empresa ou função que ele irá participar. Porém que fique muito claro, não será tolerado ocultar ou criar informações que não sejam verídicas.

Antes de finalizar esse post , coletei algumas dicas com a Jecilene, e deixo para vocês um passo a passo para elaborar ou incrementar ainda mais seu currículo. Dá só uma olhada:

Passo 1) Informe seus dados pessoais. Informações como: Nome completo, data de nascimento, endereço, telefone para contato, estado civil , quantidade de filhos, são importantes para traçar seu perfil inicial.

Passo 2) Esclareça seu objetivo. Para escrever um objetivo utilize verbos no infinitivo e terminologias adequadas ao cargo preterido. Quer um exemplo? Observe só:   “Desenvolver soluções de comunicação na área de Marketing empresarial”.

Passo 3)  Conte um pouco da sua Formação Escolar e dos Principais Cursos que você fez nos últimos tempos  - Sempre informando em primeiro plano  o grau de escolaridade mais avançado ou importante para o cargo. Mencione também a instituição e o ano de conclusão de cada formação. Caso ainda esteja em curso, informe seu período e a previsão de conclusão do curso.

Passo 4) Cite as três últimas experiências profissionais que você possui. Relate o nome da empresa, o mês e o ano que foi admitido e o mês e o ano do desligamento. Coloque na ordem cronológica da experiência, isto é, da mais recente até a mais antiga. Quem possui uma larga bagagem profissional, é válido que cite as três últimas experiências ou aquelas que são mais importantes. Faça um breve resumo de suas principais atribuições em cada empresa, a função que foi admitido e a função que foi desligado ( no caso de haver existido promoções durante o período de permanência na empresa).  Experiências em estágios, iniciações científicas, monitorias ou trabalhos voluntários também podem ser citados.

Passo 5) É opcional, mas se você possui referências profissionais a seu favor é hora de lançar mão delas!  Você pode utilizar como referência profissional aquele antigo supervisor, gerente, ou diretor das últimas empresas que você já trabalhou e podem atestar seu compromisso.

Passo 6) Por último, porém não menos importante ,é a revisão ortográfica do seu texto. Passar o corretor ortográfico do seu editor de textos ou mesmo pedir uma força para um amigo craque em língua portuguesa, pode ser o fim de uma etapa que abrirá um início de brilhantes oportunidades. Você duvida ? Até o próximo post !


domingo, 28 de novembro de 2010

Projeto OSM

Por trás da administração  de um evento  existe organização , sistemas e métodos. Foi o que vivenciou na última terça feira, os alunos do curso de administração do terceiro período de uma das instituições que leciono.
Divididos em equipes, cada uma delas representou um  departamento. Unidas, as atividades de cada setor convergiu para trama do  tecido empresarial  da organização fictícia criada por eles. O desafio lançado aos alunos, foi a criação de uma empresa organizada o suficiente , para apresentar no final do semestre um evento aberto a toda faculdade, onde nele deveriam apresentar-se talentos de qualquer natureza. Por decisão da turma, o projeto foi intitulado: Show de Talentos – incentivando a cultura nordestina através de novos talentos.
Durante a prévia organização do evento,  conceitos como: departamentalização, hierarquia, centralização, descentralização e delegação foram delineados conforme o estilo de gestão da equipe de gerentes que as equipes elegeram. Alguns elementos da estrutura formal do evento foram repassadas previamente aos estudantes, inevitável  foi o surgimento das estruturas informais que naturalmente foram desencadeadas semestre a fora.
Nesse laboratório foi possível simular o real dilema de muitas empresas no dia-a-dia, isto é, desenvolver o máximo resultado com o mínimo de recurso disponível. Outros conteúdos assimilados em classe foram cuidados na prática, como: uso de crachá de identificação, fardamento de toda equipe, estabelecimento de horário de início e término das atrações e o mais importante rotinas administrativas entre o fluxo de atrações do evento alinhadas  a infra-estrutura criada pelos diversos departamentos . Outro ponto relevante foi o layout adotado, que combinado com um arranjo físico cuidadoso proporcionou uma boa interação entre o público e os talentos que lá se apresentaram.
Gostaria de agradecer o apoio de todos que participaram, entre os talentos: Mauro e César , Mestre Uruda, Lázaro, Gerson Santos, Tárcio (Candeeiro), entre outros. Entre os que prestigiaram a atividade pedagógica destaco o apoio e incentivo dos colegas:  Profa Carminha, Prof.Jorge,  Profa Mônica Fabiana, Prof. Amaro, Prof. Bosco e o  Prof. Zé Rodolfo - a presença de vocês foi muito importante !!!
Por fim, meus parabéns ao terceiro período 2010.2 pelo entusiasmo, ousadia, empenho e profissionalismo na condução desse trabalho. Bom, já chega de “corujar” ... A seguir uma pequena amostra do que foi essa atividade:
 
Tela de apresentação do trabalho
 
Ao lado do aluno ( Tássio - Personagem: Candeeiro) o  apresentador do evento.

O cordelista Mauro Santos, apresentando sua literatura de cordel



O artesanato distribuido de cortesia durante o evento

A arte do mestre Uruda

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Qual sua performance ao final de um projeto ?

VOCÊ ou sua EQUIPE, consegue obter um bom DESEMPENHO do início ao FIM dos DESAFIOS de trabalho ?
Como hoje é sexta- feira , quero pegar emprestada uma reflexão BEM SIMPLES que me fiz , um dia desses quando FLAGREI o pôr do sol.

Quantos de nós temos a DISPOSIÇÃO do sol, que mesmo no CREPÚSCULO de mais um dia, consegue ENCERRAR-SE com cor tão vigorosa?
Que possamos encerrar a JORNADA dessa semana , LUMINOSOS como o sol – convido você também  a fazer parte dessa REFLEXÃO e juntos formar  o que batizo por GERAÇÃO SOL.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Marketing

Que MARCA não GOSTARIA de está  IMORTALIZADA nessa CAMISA?

E Quantas OPORTUNIDADES  perdidas , como ESSA, só serão
PERCEBIDAS daqui a VÁRIAS gerações?

Comportamento

 Aquelas unhas coloridas ...
Está chegando a segunda feira... de volta a rotina de trabalho, a pergunta que não quer  calar é : o que fazer com o esmalte  hiper mega fashion que você usou para colorir suas unhas nesse último fim de semana?
A dúvida entre manter a herança de cores vibrantes ao longo da semana ou não, é um ponto de interrogação na cabeça de muitas profissionais do sexo feminino que foram contagiadas pela onda fashionista na ponta dos dedos.
Na ânsia de liquidar com essa dúvida , eu formulei a seguinte sentença: “ Será que dá para encarar uma reunião de negócios , uma entrevista de emprego ou mesmo atender seu cliente preferencial com cores tão vibrantes nas suas unhas? ”
Para responder esse questionamento , eu consultei alguns especialistas na área de gestão. Vamos conferir o que eles pensam a respeito disso?
Para Cassandra Silveira, da Start Promoções “ vale a pena avaliar a cultura da empresa. Uma vez que isso vai determinar como teu cliente interno vai te perceber. Igualmente  importante é considerar  a cultura do cliente externo. Penso que pode-se ter estilo, ser criativa na hora da produção, sem precisar chocar.”
Para o consultor e professor Ednaldo Alencar “é possível usar dessa produção, desde que a empresa trabalhe nessa linha. Existem empresas e existem empresas. Existem gestores e gestores. No entanto, muitas ainda são tradicionalistas. De modo que , na minha opinião eu NÃO recomendaria o visual.” Ele ainda lembra que “há outros pontos que precisam ser cuidados como roupas, brincos e até mesmo o nome que se utiliza no endereço de e-mail “.
O professor Artur George responde a questão afirmando não achar o visual condizente com o ambiente corporativo. “ Tais unhas devem ser pintadas para momentos descontraídos e não para momentos que necessitem de uma maior seriedade. Uma vez que elas quebram o protocolo de seriedade e podem acabar passando uma mensagem errada numa ocasião de trabalho”.
É bem verdade que apesar de cada entrevistado possuir uma opinião diferente, uma coisa é consenso -  vale a pena pesquisar e observar qual é a “ cara” da empresa que você atende, trabalha ou está se candidatando a trabalhar . Afinal de contas, todos sabemos que  a aparência não é tudo, mas ela ainda confere alguns pontinhos extras na apresentação pessoal - E então prontas para começar a segunda-feira com pontuação máxima ?
Um ótimo início de semana para todos vocês , até quarta feira !

domingo, 21 de novembro de 2010

Estratégias de consumo

Atuais embalagens de óleo em garrafas PET.

“O mundo não é mais o mesmo” . E  as embalagens dos produtos que você consome também não são mais as mesmas. Elas não só mudaram de design, de materiais, texturas e cores , como também  são hoje uma das principais vedetes quando o assunto é  alavancagem de consumo.
É bem verdade,  que o consumo é  proveniente de uma série associada de “n” estratégias.  Mas vamos iniciar essa série “As  estratégias de consumo”  comentando sobre o uso das embalagens como uma importante vantagem competitiva.
Do ponto de vista operacional, a embalagem tem uma função de facilitar a logística, proteger o produto de avarias - enfim - garantir sua preservação. Do ponto de vista visual , suas formas e cores , são essenciais para despertar a atenção do consumidor na hora de realizar sua escolha.
Mas esses motivos não são os únicos para explicar a influência da estratégia das embalagens no aumento do consumo de  produtos que são velhos conhecidos na mesa do brasileiro. Dúvida? Vamos ao rápido exemplo das antigas embalagens de óleo de cozinha , você recorda?
Antiga embalagem
do óleo de cozinha

  No passado, essas latas de óleo de cozinha  eram consumidas quando com muito cuidado, se realizava um pequeno “ furinho”  com a ponta da faca para poder fazer uso do seu conteúdo. 
Já as atuais embalagens, em geral, substituíram as latas pelas embalagens PET com seus exclusivos dosadores de fábrica. É bem mais prático, é verdade. Não é preciso mais se dá ao trabalho de fazer o “ furinho” com a ponta da faca para utilizar o produto. Porém observe que  a vazão do óleo por meio desse dosador é ,sem dúvida alguma, bem mais abundante que o velho furinho com a pontinha da faca outrora utilizado.
O que podemos observar é que nesse caso a maior praticidade ( dentre outras possíveis vantagens que a nova embalagem propiciou) também resultou no aumento do consumo.     De modo que além de todos os atributos já conhecidos como a segurança, a beleza, a preservação do produto - a estratégia da embalagem- vem em diversos segmentos  (alimentos, produtos cosméticos, produtos de higiene pessoal e limpeza, outros)  estimular o aumento do consumo por meio da disposição ou apresentação de seus produtos.
Bom , o assunto não pretende cessar-se aqui, ainda virão outros post’s falando sobre como as embalagens influenciam o consumo.  Até lá , espero que as estratégias utilizando o argumento  das  embalagens possam gerar boas reflexões. A propósito vocês  já pensaram que tipo de embalagens as empresas  podem criar para aumentar o valor agregado de  seus produtos  e torna-los ainda mais consumido ?  
Te aguardo na próxima postagem!