domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 - Uma nova década - No Brasil ela vem vestida de saia, blazer e faixa presidencial


Hoje sai de cena o presidente brasileiro com o maior grau de aprovação de todos os tempos. É o exemplo vivo de liderança na prática, com mais de 80% de popularidade , o presidente Luis Inácio Lula da Silva se despede realizando um feito histórico para sua sucessão. Ajudou a eleger a primeira presidenta do Brasil – Dilma Rousseff.
E como isso pode impactar o atual cenário corporativo para mulher no mercado de trabalho?  
Pois bem , apesar de representar a maioria populacional ( 25 dos  27 estados da confederação possui predominantemente mulheres ) e do incremento da participação da mulher no mercado de  trabalho desde meados da metade do século XX. É conhecido, porém ainda algumas dificuldades no âmbito corporativo enfrentado por mulheres de todas as regiões do Brasil, uma das mais enfáticas se refere a remuneração 38% inferior a de trabalhadores do sexo masculino, conforme aponta a pesquisa do IBGE feita com dados da pesquisa mensal de empregos de 2009.
A chegada de uma brasileira, ao  mais elevado cargo político público  do País – sem dúvidas – vem para romper paradigmas. Se há algumas décadas não se imaginava na nossa nação mulheres na direção de um veículo, quiçá na direção do Brasil? Hoje ao eleger uma presidenta, a sociedade demonstrou o amadurecimento do nosso povo e o  “novo” papel da mulher na nova década como líder.
É claro que o desafio de nossa presidenta não  será nada fácil. Suceder um grande estadista, com alta popularidade, sustentar a estabilidade econômica do país, continuar a rumar ao desenvolvimento social  do País,são apenas alguns dos seus desafios. Somado a isso Dilma Rousseff  terá a missão de  mostrar na prática que características a gestão através da liderança feminina possui e de que forma é possível tirar proveito dessas diferenças? Inevitáveis serão as comparações aos estilos de gestão até então já conhecido por todos. 
Mas afinal existe diferença entre lideres do sexo masculino e líderes do sexo feminino?
Na literatura vários autores destacam algumas nuances comportamentais encontradas na condução feita por lideranças através de mulheres. Observe só o que o autor nos revela sobre o assunto (LODEN 1988):
 Habilidade de percepção: consegue compreender a comunicação não verbalizada. Empatia, compreensão dos sentimentos alheios.
Habilidade de Ouvir: estimula as discussões abertas, deixando que os participantes possam concluir pensamentos sem interrupções;
 Administração de sentimentos:  expressa  seus sentimentos como forma de ampliar a comunicação e consegue captar as demonstrações dos sentimentos alheios. Considera os sentimentos na hora da tomada de decisão;
Autenticidade: permite-se desenvolver uma harmonia pessoal com os outros;
O Uso do Posicionamento: levanta um posicionamento claro e direto sobre o desempenho dos colegas e funcionários e vice versa . Usa o posicionamento para modificar seu próprio comportamento quando for necessário;
Calcular o Impacto Pessoal:  compreende o verdadeiro impacto de seu comportamento sobre os demais.
Evidente que esses característicos não são limitados apenas a líderes do sexo feminino. O que os estudos demonstram é apenas a presença mais acentuada desse conjunto de característicos em líderes mulheres. Muito provável é que aqueles que assistiram a posse, já devem ter conseguido enxergar alguns desses pontos que foram referenciados pelo autor na atual presidenta durante a própria cerimônia.
Que o dia 01/01/11 seja o começo de uma trajetória vitoriosa da liderança feminina , não apenas para todas as mulheres , mas para todos cidadãos do Brasil , que assim como eu, depositam nessa gestão dias melhores para nosso país. Que possamos daqui alguns meses olhar para atrás e enxergar nesse ano o chamado FELIZ ANO NOVO.
Fonte :LODEN, Marilyn. Liderança feminina: como ter sucesso nos negócios sendo você mesma. São Bernardo do Campo, SP: Bandeirante, 1988.

3 comentários:

  1. Excelente post amiga! Parabéns!!!
    Felizzzz 2011 para todos os leitores do seu Blog!
    Que este ano seja de R.e.a.l.i.z.a.ç.õ.e.s!
    www.cassandrasilveira.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. O título do post sintetizou tudo... "2011 - Uma nova década - No Brasil ela vem vestida de saia, blazer e faixa presidencial". O acontecimento é um marco na história, e certamente terá impacto positivo para nós mulheres, pois se agora até presidentas podemos ser, não há nada mais que nos possa ser negado pelo fato de sermos do sexo feminino. Viva à Democracia!

    Luanna França

    ResponderExcluir