domingo, 5 de dezembro de 2010

Inteligência Emocional - I.E



Recentemente eu tive a oportunidade de ser orientadora de um TCC sobre Inteligência Emocional ( I.E) e foi uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse assunto. Afinal que competência é essa e por qual motivo ela tem se tornado um diferencial dentro das organizações?
A inteligência emocional nada mais é do que uma mecânica que nos qualifica  a desenvolver posturas positivas no ambiente social. Para Goleman (2001) é a capacidade de saber conter impulsos, ansiedades, de modo à melhor orientar as tomadas de decisão. Para ele é a força capaz de manter o indivíduo orientado aos objetivos propostos, mesmo diante dos possíveis obstáculos que possam surgir.
É um diferencial para as organizações na atualidade uma vez que elas cada vez mais tem se voltado para os relacionamentos interpessoais, seja entre os clientes do lado de dentro da organização, sejam os clientes externos. É importante registrar em tempos de alta das ferramentas 2.0, que relacionamento vai além do número de contatos que você conhece e está adicionado no seu facebook , Orkut ou twiter. Relacionamento depende muito mais de quem te conhece e como ela te reconhece, que o inverso.

Afinal quantas equipes de trabalho são reconhecidas como competentes tecnicamente, mas que são emocionalmente fragilizadas? Atualmente um exemplo tácito de habilidade técnica , mas que apesar disso não conseguiu atingir o máximo objetivo– ganhar a disputa final do campeonato mundial – foi a seleção brasileira de voleibol feminino. Alguns creditam a derrota da seleção  ao mérito da força e da altura das adversárias da seleção Russa. Mas  me questiono se a administração das emoções, não influenciou o time brasileiro de modo a deixar escorregar esse título?
A equipe de voleibol foi apenas um exemplo distante, útil apenas para ilustrar o conceito. Por certo, são inúmeros os casos entre empresas, equipes e até entre profissionais com alto teor de habilidade técnica, que se têm noticia,  porém que se deixam sabotar por suas próprias emoções.  
O que fazer então ? É possível aprender I.E? Bom gente, todos são dotados de inteligência emocional. Mas  assim como um músculo  necessita de atividade para que adquira melhores formas , o mesmo ocorre com  as nossas emoções. De posse do que Goleman (2001) aglutinou de Gardner e posteriormente de Salovey , há cinco pontos ( nessa ordem) que norteiam por onde podemos começar a desenvolver nossa I.E , vamos  nessa conferir:
1) Conhecer as nossas próprias emoções
2) Saber lidar com essas emoções
3) Promover em si  motivação
4) Empatia – conhecer as emoções alheias
5) Através disso lidar com relacionamentos

E você já exercitou sua Inteligência Emocional hoje ? Até o próximo encontro!

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