quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Incubadora de Empresas - Fique por dentro !




Mas um ano está para começar e junto a ele muitos planos são construídos.  Muitos acalentam a idéia de abrir seu próprio negócio. Resolvi então dar uma forcinha aos possíveis candidatos a empreendedor, e falar um pouco sobre incubação de empresas.

Para falar um pouco melhor do assunto, vou apresentar a vocês o empreendedor Flávio Oliveira, um dos fundadores da AIBOX , empresa que recentemente se credenciou para um processo de incubação. Super receptivo, Flávio vai contar  pra gente um pouco dessa sua experiência.
Flávio, pra começar nosso papo, conta como você conheceu as incubadoras de empresas?
Há alguns anos, o acesso às incubadoras era quase exclusivo para projetos de tecnologia e como cursava engenharia eletrônica e da computação conheci algumas das incubadoras ainda na Universidade. Hoje esta realidade está mudando: cada incubadora busca seu espaço segmentando os projetos que aceitam e algumas delas já recebem projetos das áreas de saúde, biotecnologia e design.
Que tipo de negócio a AIBOX  desenvolve.  Desde quando ela existe?
A AIBOX surgiu a partir do desejo de um grupo de colegas que  trabalhavam com Inteligência Artificial na graduação e pós-graduação. Percebemos que nosso know-how de pesquisa, desenvolvimento e inovação seria útil para solucionar problemas complexos no mercado.  A partir daí fundamos a AIBOX em 2009 para concorrer ao edital PRIME da FINEP no qual fomos contemplados. Vale ressaltar que a AIBOX é meu segundo empreendimento: o primeiro a IDEiA focava em aplicações de IA para o agronegócio.
De que forma a incubadora contribui para o desenvolvimento da sua empresa?
Cada incubadora contribui de forma diferente, ofertando serviços  úteis para uma empresa que está nascendo ou buscando se consolidar no mercado. As principais contribuições que ressalto são o contato com entidades e atores do sistema de inovação que sempre podem oferecer conselhos úteis e o contato com outros empreendedores. A troca de experiências é para mim a principal motivação para permanecer no ecossistema das incubadoras. Além disso, há o fornecimento de espaço físico individual e compartilhado além de serviços como assessorias,consultorias e etc.
O trabalho inicial recompensa? Valeu a pena incubar AIBOX?
Valeu a pena sim. Tanto que após 1 ano de pré-incubação, pretendemos continuar ainda por 1 ou 2 anos dependendo da evolução dos nossos projetos. A propósito, o trabalho para iniciar nem é tão grande assim. O mais difícil é continuar ativo perante as diversas dificuldades de uma empresa nascente enfrenta.
Que dicas você deixa para os empreendedores que assim como você, enxergam na incubação uma oportunidade de por em prática o plano de tornar-se um empreendedor.
a. Pense se empreender é para você. Este é um caminho/opção profissional bastante específica e que deve ser escolhida de forma consciente pois já se verificou que os casos de empreendedorismo por oportunidade tendem a ser muito mais bem sucedidos do que os casos de empreendedorismo por necessidade.
b. Informe-se! Apesar de não existir receita de bolo para construir uma empresa de sucesso, começam a surgir iniciativas no sentido de coletar e sistematizar as melhores práticas. Recomendo a literatura envolvendo Customer Development que é uma abordagem ‘científica’ para a criação e desenvolvimento de um empreendimento
c. Tente validar sua idéia conversando com o máximo de pessoas no mercado alvo. Não tenha medo de expor sua idéia. Em 99% dos casos manter sigilo absoluto sobre o que você pretende fazer é mais prejudicial do que benéfico.
d. Monte sua equipe - se você quiser ser levado a sério, não tente fazer nada sozinho. Ademais, como você vai convencer clientes e potenciais investidores se não consegue sequer motivar sua própria equipe?
e. Busque oportunidades para iniciar o empreendimento - só nesta etapa deve-se considerar as opções de incubadora.
Bom, se você chegou até a letra e segue mais algumas dicas com sites onde vocês podem se informar melhor sobre os processos de incubação, especialmente aqui em Pernambuco:
Tenha em mãos seu plano de negócio e sucesso para você futuro empreendedor !


Nenhum comentário:

Postar um comentário