sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Porque colaborar com AACD no TELETON ? – Uma entrevista especial com um casal de voluntários.

Esse fim de semana é um dia de festa e de muito trabalho na AACD. Será transmitido pelo SBT e TV CULTURA na noite de hoje (21/10) até a 0hs do sábado (22/10) – A maratona do TELETON. Com a difícil meta de arrecadar R$ 24 milhões, que eu convido  você a ser um doador.
Mas por que EU devo doar para a AACD? Esse projeto é realmente sério ?
Para esclarecer essas dúvidas, que gostaria de convidar vocês para o meu bate papo , o qual me atrevo chamar de entrevista, com um casal de voluntários que eu tenho a sorte de ter em minha casa, meus pais – Maria José Arruda Queiroz & José Carlos Queiroz – eles atuam como recentes voluntários da AACD , situado na Ilha do Joana Bezerra – Recife PE.

-  Gente, gostaria primeiro que vocês me explicassem o que é a AACD?  E quando vocês conheceram o trabalho da AACD?
R. A associação de apoio a criança com deficiência, apesar de já existir no Brasil desde 1950, só conhecemos o projeto através da maratona televisiva do TELETON. Esse momento é importante por que além de captar recursos para manter e ampliar o centro de atendimento, divulga e expõe a importância da entidade para a sociedade.
- Quando surgiu o desejo – possibilidade de se tornar um voluntário?
R. Quando entramos na AACD, foi inevitável não desejar  fazer parte do projeto.
- Sério !? Explica melhor pra gente o que mexeu com as emoções de vocês?
R. A organização, a limpeza, o tratamento humanizado emanado por todos para com todos. Mas principalmente por ser um ambiente alegre, de muita esperança, simplesmente não dá para explicar. A força das mães que levam suas crianças até lá, é inexplicável.
- Que tarefas vocês executam  ( explica um pouquinho pra gente)?
R1. Maria José : Eu apoio as atividades de Terapia Ocupacional, o trabalho tem foco em reabilitar e possibilitar aos pacientes a máxima independência possível.
R2. José Carlos: Eu apoio a recepção na atividade de visitas, o trabalho tem foco em receber e explicar o trabalho da AACD.
-  Aproveitando o gancho dessa sua atividade, podemos simular um tour virtual na AACD de Recife? Você pode rapidamente nos explicar o que essa unidade faz e por que é tão importante a DOAÇÃO de todos ?
R. Mas é claro. Na cidade do Recife a AACD existe a 12 anos, atendendo crianças de 0 até 16 anos e adultos amputados. As patologias atendidas são: Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Doenças musculares, amputações, Poliomielite, Má formação congênita e sequela do traumatismo crânio encefálico.
Em um terreno de 15.000 m² e com 3.000 m² construídos a AACD Recife possui departamentos: Serviço Social, Arquivo, Avaliação, Oficina Ortopédica, Fisioterapia Adulta, Sala de Gesso, Raio X, Sala de curativos, Atendimento médico ( ortopedia, fisiatria, neurologia, urologia, odontologia, oftalmologia). Nutricionistas, T.O, Psicologia, Pedagogia, Hidroterapia , Fisioterapia Infantil e sala de convivência.
São aproximadamente 160 funcionários , 360 voluntários e 900 atendimentos diários. E uma enorme fila de espera por um atendimento. E é para ampliar e manter as 13 unidades: Ibirapuera, Mooca, Santana, Campo Grande (recém inaugurada), Osasco e São José do Rio Preto (SP), Recife (PE), Uberlândia (MG), Nova Iguaçu (RJ), Poços de Caldas (recém inaugurada) (MG), Joenville (SC) e Porto Alegre (RS) que a AACD necessita da sua ajuda.
Um projeto sério com resultados sólidos , precisa de você e é fácil ajudar:
0500 -12345 05 ( Para doar R$ 5,00)
0500- 12345 10 ( Para doar R$ 10)
0800 774 2011 ( Para doar R$ 30 ou mais )





Um comentário: