quinta-feira, 3 de março de 2011

"A banda" de Chico Buarque - Lição de Liderança no amor


A letra da música – A banda – de autoria do Chico Buarque de Holanda foi composta como sútil protesto no período do regime militar no Brasil. Hoje com olhar sobre a lente da gestão de pessoas me faz remeter a algumas lições de amor e liderança.

Se a literatura nos propõe que ser líder é convergir esforços de um grupo para uma determinada direção, eu  mergulho no tônus dessa discussão e questiono: o que impulsiona pessoas e permite que elas se deixem ser guiadas por outras ?
A Banda  que Chico canta, pára toda a cidade. E o homem sério, o faroleiro, a moça triste, o velho, a criança , até mesmo toda a gente sofrida param para prestar atenção nessa banda.  E o motivo disso é simples “ a banda “ toca coisas de amor. E por isso mobiliza a todos.
O líder que olha  para a sua missão, muitas vezes árdua, mas a faz com amor e emana esse sentimento como uma rotina sistemática consegue  tornar-se A BANDA para seus liderados. Para ser um líder , não basta ser maestro. É preciso ser a orquestra inteira , em um único corpo.
O exercício da liderança e do amor , nos renderia uma postagem imensa. Um intenso bate-papo sobre o assunto.  Mas quero ser breve e por essa razão vou pegar emprestada a frase do brasileiro que mais vezes fora indicado para o prêmio Nobel da Paz , Dom Hélder Câmara, que no seu poema sobre o colar de pérolas revela: “Diante do colar – belo como um sonho – admirei, sobretudo, o fio que unia as pedras e se imolava, anônimo para que todos fossem um...”
Amigos leitores, liderar no amor é uma lição de humildade, pois compreende ser bastidor, ser fio e ser músico ao invés de maestro.  Mas o maior desafio lançado a todos os lideres é ser perene nessa busca.  Se a música acaba  “ para o meu desengano o que era doce acabou e  tudo volta ao mesmo lugar , depois que a banda passou”.  Elevar a equipe a um local diferente e melhor todos os dias  é uma tarefa de doação. E poucas coisas nesse mundo é regida  por uma fonte que quanto mais se dissemina, mais se acumula – amor.
E você é  “ A banda “  para seu grupo de convívio ? Inspire-se ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário